PROVISÓRIO

Divagações e delirios

Amigos de Peniche

Posted by provisorio em Dezembro 7, 2006

Amigo de Peniche, é uma expressão idiomática que se refere a um falso amigo.Trata-se de uma pessoa que apenas está interessada em receber e ganhar alguma coisa à nossa custa e nada nos dá em troca.
Reza a lenda que a expressão provem da altura das invasões napoleónicas, pois durante o cerco da cidade de Lisboa, as gentes de Peniche prometeram tentar chegar ao Porto por mar de forma a fazer desembarcar víveres, mas nunca apareceram, na verdade, parece que nem tentaram e as pessoas do Porto cada dia desesperavam mais pelos “amigos de Peniche”.

A lenda descrita no parágrafo anterior, não tem qualquer fundamento histórico, e tal não corresponde à versão mais conhecida (e mais credível) que é a seguinte:

Sendo certo que a expressão tem origem nas invasões napoleónicas, no entanto a versão generalizada (e existem factos históricos que comprovam esta tese), refere-se ao facto de, sendo Portugal e a Inglaterra aliados desde há séculos, e sendo a Inglaterra a principal interessada em ter acesso aos principais portos marítimos internacionais (que a França lhe queria bloquear), era de todo o interesse, que o porto de Lisboa, se mantivesse acessivel ao comércio marítimo inglês.

Assim, os ingleses desembarcaram em Peniche, dizendo que vinham prestar ajuda a Portugal, mas o que ficou na história foi que mal desembarcaram em terra, iniciaram imediatamente pilhagens e todo o género de barbaridades.

De Peniche, avançaram até Lisboa, pela rota que ficou na história como Linhas de Torres (Torres Vedras).

Anúncios

2 Respostas to “Amigos de Peniche”

  1. mfc said

    Gosto pouco deles… qualquer que seja a sua história!

  2. Moravia said

    uma adenda ao meu post estes grãos de areia…a minha mãe sempre me ensinou que nem a nossa barriga é nossa amiga…por vezes doi.
    Beijos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: